A história de Sannya Maria Britto Côgo é um exemplo inspirador de determinação e força. Aos 30 anos, doutoranda em química pela UFES, Sannya enfrentou desafios que testaram sua força física e mental, incluindo uma batalha contra o câncer de mama diagnosticado aos 28 anos.
Sannya é uma corredora apaixonada que encontrou na Corrida dos Bombeiros não apenas um desafio esportivo, mas também uma fonte de felicidade e superação. Em 2014, ela participou da corrida ao lado de seu marido, Cabo Bombeiro Militar Marcel Souza, e no ano seguinte, em 2017, ao lado de seu irmão mais novo, Saulo. Foi nesta última edição que Sannya conquistou um lugar no pódio, ficando em 3º lugar na sua categoria.
“Transbordei felicidade porque não estava esperando o resultado. Na época, eu treinava diariamente, correndo 4 km na orla de Porto de Santana, em Cariacica, sem usar relógio, sem marcar tempo. Corria apenas por correr, pois sentia que era o momento de liberar meu estresse e ansiedade dos estudos daquela época”, relembra.
Uma doença silenciosa
O diagnóstico de câncer em 2021 trouxe novos desafios para Sannya, mas sua determinação permaneceu inabalável. Durante o tratamento, ela continuou praticando atividades físicas em casa, adaptando seus treinos para se adequar ao seu estado de saúde.
“Fui persistente nesse período, só pensava na cura e sabia que tinham coisas que dependiam só de mim, como a atividade física”, se recorda.
10ª edição da Corrida dos Bombeiros
Hoje, Sannya está determinada a voltar à Corrida dos Bombeiros, planejando participar da 10ª edição do evento. Desde janeiro deste ano, ela vem treinando com uma assessoria de corrida em Vila Velha, adotando uma abordagem mais consciente e dedicada aos seus treinos.
“Uma lição de superação que carrego é a importância da saúde e da prática regular de atividade física. Agora, frequento a academia cinco vezes por semana e corro três vezes por semana”, destaca Sannya”.