Uma tragédia que abalou a cidade de Salvador, na Bahia, na última semana seve de alerta para o Espírito Santo, especialmente quem mora em apartamento e tem crianças.
O caso: Saori Dantas Santiago Sales, uma menina de apenas três anos, perdeu a vida após cair do sétimo andar do prédio onde morava. Segundo informações, a criança teria se apoiado em um móvel próximo a uma janela, que estava sem proteção, e perdeu o equilíbrio, caindo de uma altura de aproximadamente 30 metros.
O caso aconteceu enquanto a mãe e a avó da menina estavam no apartamento. Testemunhas relataram que, cerca de uma semana antes do incidente, a administração do condomínio havia solicitado a retirada das redes de proteção das janelas dos apartamentos para realizar uma reforma na fachada do edifício.
Em um alerta para prevenir acidentes como este, o Tenente Fernandes, vice-presidente da ABMES e ex-membro do Centro de Atividades Técnicas (CAT)dos Bombeiros, enfatiza a importância de manter sempre as janelas protegidas, especialmente em apartamentos onde vivem crianças.
No caso de Saori, onde ocorreu a orientação temporária da retirada das redes, não poderia, em hipótese alguma, ter qualquer tipo de mobília próximo às janelas.
“A segurança dos pequenos depende de medidas simples e, neste caso, a supervisão constante, principalmente em áreas de risco”, afirmou Fernandes.
Ele destaca ainda que, durante reformas, os moradores devem redobrar a atenção e buscar alternativas temporárias para garantir a segurança dos ambientes.
Reportagem: Comunicação ABMES