Uma situação dramática e urgente se desenrolou na 2ª Cia Independente, em Aracruz, onde o Subtenente RR Ivan, associado da ABMES, estava realizando a manutenção do portão da garagem. Um homem chegou desesperado, informando que sua sobrinha, uma recém-nascida, não estava respirando.
Ao ouvir o relato do tio da vítima, o Subtenente Ivan imediatamente pediu para que trouxessem a criança. Um minuto depois, um carro chegou buzinando freneticamente, trazendo a bebê que estava roxa e sem sinais vitais.
“Eu achei que não iria conseguir recuperar a criança, mas graças a Deus eu consegui,” relembra o Subtenente Ivan com emoção. Após realizar manobras de RCP e insistir incessantemente, a bebê finalmente vomitou e voltou a respirar.
Com o resgate e o SAMU estavam em outra ocorrência, o Subtenente rapidamente colocou a criança no veículo de incêndio florestal e pediu que a levassem ao hospital.
“Foi um momento crítico e pensei que não fosse conseguir salvá-la. Eu sou avô e, na hora, lembrei da minha netinha que tem quase a mesma idade dela,” disse Ivan, com a voz embargada de choro.
A bebê, moradora do bairro Bela Vista, sobreviveu graças à rápida ação e determinação do Subtenente RR Ivan, que retornou à ativa em 2020 após dez anos na Reserva Remunerada.
Este ato heroico não é apenas um testemunho do compromisso e habilidade dos nossos bombeiros, mas também um lembrete do impacto profundo que esses profissionais têm na vida das pessoas.
Reportagem: Comunicação ABMES / Imagem: Acervo pessoal