Nesta terça-feira, foi realizada a formatura do Curso de Especialização em Mergulho Autônomo (CEMAUT) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Após sete semanas intensivas de treinamento e um total de 290 horas-aula, os nove bombeiros que concluíram o curso foram oficialmente certificados. A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e da ABMES.
Capitão Emerson, presidente da ABMES parabenizou os formandos pela dedicação e superação das rigorosas etapas do curso. “Celebramos a coragem, o comprometimento e a excelência desses profissionais. Eles passaram por um treinamento exaustivo que exigiu o máximo de suas capacidades físicas e psicológicas. É uma honra testemunhar a conclusão desse importante ciclo”, afirmou.
O curso incluiu oito disciplinas fundamentais, como Física e Fisiologia Aplicada ao Mergulho, Treinamento Físico Militar, Mergulho Livre, Equipamentos e Embarcações, Mergulho Autônomo, SISMERG, Mergulho de Segurança Pública e Operações de Mergulho. O objetivo foi proporcionar aos militares o conhecimento teórico e prático necessário para o correto planejamento e execução de missões de alta complexidade.
Estes bombeiros estão agora preparados para enfrentar as mais diversas e desafiadoras situações de mergulho, contribuindo significativamente para a segurança pública. A sociedade capixaba pode contar com profissionais altamente qualificados, que estão prontos para atuar em operações que exigem precisão, técnica e muita coragem.
Dos 15 bombeiros que iniciaram o curso, apenas nove conseguiram concluir, sendo oito do Espírito Santo e um de Pernambuco. Os três primeiros colocados foram o Aspirante Oficial BM Tiago Vitorino Horta, em primeiro lugar, o Tenente CBMPE Bernardo Sampaio Matos, em segundo, e o Aspirante Oficial BM Paulo Vitor Vinco Almeida, em terceiro.
O CEMAUT é conhecido por suas atividades intensas e exigentes, que não apenas testam as habilidades físicas dos participantes, mas também sua resistência psicológica. Este curso, que comemora 30 anos de história, continua a formar profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios mais exigentes.
Reportagem: Comunicação ABMES