A ABMES informa que os aposentados e pensionistas que fazem aniversário entre os meses de maio a agosto deverão fazer o recadastramento 2024 hoje, dia 30 de setembro. Quem não concluir as duas etapas obrigatórias do Recadastramento 2024 do Instituto de Previdência do Estado (PAJM) terão o pagamento de seus benefícios interrompidos em 1º de outubro.
O recadastramento é composto por duas etapas obrigatórias:
- Prova de Vida, que deve ser realizada presencialmente em qualquer agência do Banestes, mediante apresentação de documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou CNH, e o CPF. Não é necessário levar cópias dos documentos, apenas os originais.
- Atualização Cadastral, que deve ser feita no site do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br), por meio do banner específico de recadastramento.
Aqueles que se aposentaram antes de 2024, mesmo que a aposentadoria tenha sido publicada apenas este ano, devem realizar o recadastramento. O IPAJM esclarece que o procedimento é realizado com base no CPF, portanto, quem recebe mais de um benefício (como aposentadoria e pensão) ou múltiplas pensões, precisa fazer apenas um recadastramento. Além disso, pensionistas estudantes universitários também devem se recadastrar, independentemente da renovação semestral do benefício.
Ao concluir cada etapa, o beneficiário receberá um comprovante. Após a finalização das duas fases, será emitido o comprovante do Recadastramento 2024. Quem não concluir o processo até a data estipulada terá o pagamento do benefício suspenso até que as pendências sejam resolvidas.
A ABMES reforça a importância de realizar o recadastramento dentro do prazo para evitar transtornos. Para mais informações, os beneficiários podem acessar o site ou entrar em contato com o Instituto através do teleatendimento (27) 3201-3180 ou (27) 3202-8131 os beneficiários também podem entrar em contato com a central de atendimento (presencial) (27) 3636-4192.