Hoje e amanhã, o auditório da Fecomércio em Vitória sedia o 27º Fórum Nacional da ABERMB. O evento, que conta com a participação de representantes de entidades de todo o Brasil, traz como tema central “A Segurança Pública na Atual Polarização Política nos Estados”.
O Capitão Emerson, presidente da ABMES e uma das entidades organizadoras do fórum, abriu o evento com uma fala que destacou a relevância do debate sobre segurança pública em um cenário de crescente polarização política no país. Ele enfatizou a importância de reflexões e ações coordenadas para enfrentar os desafios que os profissionais de segurança pública têm enfrentado em um ambiente cada vez mais polarizado. Em sua fala, o presidente também destacou a resposta rápida, positiva e efetiva dos Bombeiros Militares diante de um chamado e o tempo de resposta entre o chamado e o atendimento de uma ocorrência que está cada vez mais curto.
A primeira palestra do dia foi ministrada por Pablo Lira, diretor geral do Instituto Jones dos Santos Neves, que trouxe uma análise aprofundada sobre o contexto da segurança pública no século XXI, explorando as mudanças e desafios que têm moldado o setor. Em seguida, Leonardo Tonetto, presidente da Comissão Eleitoral da OAB, abordou o tema da inserção do militar no quadro político, discutindo as implicações e responsabilidades dessa participação.
Ainda na quinta-feira, foram abordados temas cruciais, como a regulamentação do sistema social dos militares estaduais no Espírito Santo, uma pauta sugerida pela ABMES, e os desafios da segurança pública em tempos de policiofobia. As questões da judicialização da política e do ativismo judicial também foram discutidas, destacando como essas questões impactam o trabalho dos profissionais de segurança.
Na sexta-feira, dia 09 de agosto, o fórum prossegue com uma palestra sobre “Negociação Policial e Manejo Clínico em Crises de Tentativas de Suicídio”. Além disso, haverá uma rede de experiências administrativas de entidades, permitindo a troca de conhecimentos e boas práticas entre os participantes.
Este evento representa uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias e estratégias entre as entidades participantes, fortalecendo o papel das associações na defesa dos direitos e interesses dos policiais militares e bombeiros militares em todo o Brasil.
Reportagem: Comunicação ABMES