Cópia_de_segurança_de_Logo ABMES_Vertical3

A batalha silenciosa pela saúde mental

No imaginário coletivo, os bombeiros militares personificam heroísmo e coragem para salvar vidas em situações de emergência.  Mas muitos militares enfrentam uma batalha silenciosa contra os transtornos mentais que podem resultar do estresse crônico e das demandas do seu cotidiano profissional.

Embora sejam alvo de grande reconhecimento, admiração e confiabilidade por parte da sociedade, os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar estão sujeitos a uma constante pressão emocional, enfrentando uma rotina permeada por exigências extremas e um estado de prontidão constante.

Ao longo de uma carreira que geralmente se estende por cerca de trinta anos até a aposentadoria, esses profissionais são submetidos a um nível de cobrança que pode desencadear condições de adoecimento psicológico.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho decente como aquele que é produtivo e digno, assegurando a segurança, equidade e liberdade profissional. No entanto, o oposto desse cenário, o chamado trabalho negativo, pode desencadear distúrbios físicos e mentais nos trabalhadores, incluindo depressão e distúrbios de ansiedade. Entre esses transtornos, destaca-se a síndrome de Burnout, que afeta uma parcela significativa dos bombeiros militares.

Uma pesquisa conduzida pela UFES em artigo publicado em Periódicos Eletrônicos  em Psicologia com bombeiros militares no Espírito Santo revelou que 65% dos participantes apresentaram indícios de pelo menos uma das seguintes condições: depressão, ansiedade ou estresse. Esse dado alarmante destaca a urgência de medidas para promover a saúde mental desses profissionais.

A ABMES tem buscado oferecer suporte aos seus associados. Entre os serviços disponibilizados, destacam-se convênios com profissionais de saúde mental, visando proporcionar atendimento especializado a preços acessíveis.

A Escuta Clínica de Psicologia, localizada no Centro de Aracruz, e a Clínica Psicanálise Minha Vida são duas das opções disponíveis para os bombeiros militares que necessitam de acompanhamento psicológico. Além disso, o psiquiatra Marcos Vinícius também está disponível para atendimento, buscando fornecer suporte adequado para a saúde mental dos bombeiros. Para marcar atendimento com os especialistas ligue para a ABMES 27. 99824-3146.

Texto: Comunicação ABMES

Representar os interesses da categoria bombeiro militar, seus associados, dependentes e colaboradores nos âmbitos políticos, social e esportivo, além de promover ações educativas de forma a favorecer o bem-estar de seus integrantes e da sociedade capixaba.

ENDEREÇO

FUNCIONAMENTO

Social

Rolar para cima